A esperança de receber uma atualização da versão de Android no nosso equipamento, nem sempre é um amor bem correspondido. Os fabricantes nem sempre cumprem os nossos desejos e vemos o nosso equipamento a ficar para trás, perante outros que acabam por ser atualizados. É aqui que entra o CyanogenMod 13.

Mas como o Android é uma plataforma suficientemente aberta, facilmente percebemos que existem comunidades que pensam no dissabores de quem tem um smartphone que nunca mais vai receber uma atualização oficial e vai daí, tentam dar uma ajuda.

Uma dessas comunidades é a amplamente conhecida Cyanogen. No seu mais recente firmware ( CM 13 ) teremos como base a versão de Android 6.0 Marshmallow. Assim que a Google lançou o código fonte do Android 6, em novembro de 2015, a comunidade começou a trabalhar em versões beta, constantemente otimizadas para vários equipamentos, que culminaram agora na versão final.

Untitled 2
Para muitos, cujo o “mundo das ROM´s” não é novidade, o firmware CM não é nada de novo e é provável que já tivesse testado uma versão beta do CM13. Agora bem que já poderão fazer update para a versão final, desde que o vosso smartphone seja um dos compatíveis.

E o que traz de novo este Marshmallow da CyanogenMOD?

  • O modo Doze que á uma das novidades do Android 6, não poderia faltar à festa. Este modo garante melhor autonomia ao desativar processos de 2º plano quando o smartphone não está em utilização;
  • Novos atalhos na barra de status;
  • Gestão melhorada de memória, com dados de utilização por aplicação;
  • Gestão de permissões por aplicação, para controlo total do que cada aplicação poderá ter acesso;
  • Compatibilidade para sensor biométrico em equipamentos compatíveis;
Outra novidade nesta versão 13 está relacionada com o software da câmara. Em smartphones com processador Snapdragon é introduzido a solução da Qualcomm. Nos equipamentos com chipsets que não são da Qualcomm, a solução de câmara continua a manter-se da CM12.1.
A comunidade alerta que as C-Apps, que são basicamente um pacotes de aplicações da ROM para serem utilizadas noutras ROM´s, ainda não estão disponíveis.

Querem conhecer melhor esta Comunidade? Façam o favor de aceder a:

logo (1)

Se não resistem mais em saber se o vosso terminal poderá “saborear” o Android Marshmallow com base no CM 13, acedam então a: 

logo

Já agora, utilizam o firmware de origem nos vossos equipamentos ou já deitaram mãos à obra e utilizam ROM´s personalizadas? Deixem a vossa resposta nos comentários!

ATENÇÃO: A Droidlab.pt não pretende encorajar a instalação de software/firmware não original do vosso equipamento. Alertamos ainda que este artigo é apenas informativo e não explicativo de como instalar firmwares alternativos.