É uma invenção deveras impressionante. Um pequeno cartão microSD consegue ser do tamanho de uma unha, mas consegue armazenar uma enorme quantidade de dados. Dados estes que estão acessíveis no nosso telefone ou tablet a qualquer momento e e qualquer lugar. De qualquer das maneiras, é simplesmente incompreensível!

Os falsos microSD por outro lado, não têm nada de impressionante. De facto, podem ser uma grande dor de cabeça. São um mau investimento por barato que sejam, pois podem arruinar-nos ao perder dados importantes para sempre. A olho nu é difícil ao utilizador comum distinguir as diferenças entre o original e o falso. Pois vêm em embalagens praticamente idênticas e são várias marcas com réplicas quase perfeitas, como Samsung, Kingston, SanDisk etc.

Mas não tenham medo, a Droidlab vai dar umas dicas importantes neste artigo sobre como diferenciar um e outro.

Usar cartões microSD falsos podem resultar em perda de dados irreversivel.

Muitos dos cartões microSD contrafeitos têm muito menos “espaço” do que o publicitado. Por exemplo, um cartão de 8GB pode ter escrito que tem 64GB. A pior parte é que os nossos dispositivos até podem “vê-lo” como tendo 64GB, são usados hacks de firmware no cartão para que isso aconteça. Dito isto o seu dispositivo vai “tentar” escrever dados num espaço que não existe. Isto vai resultar em erro ou simplesmente vai escrever por cima de dados anteriores . Em qualquer dos casos, vai-se perder dados que poderão não voltar a ser recuperados.


Como se não bastasse temos ainda outros problemas, os falsos microSD “escrevem”
e “lêem” a velocidades muito baixas. Conseguem ser tão lentos que podem mesmo comprometer a performance do dispositivo, causando o “lag” e até mesmo “crashar” o equipamento. Se o seu equipamento sofre de algum destes sintomas, é recomendado verificar se o seu microSD é mesmo genuíno. Passamos a descrever então como fazer essa verificação.

Uma das maneiras que pode ser usada para descobrir se o microSD é genuíno é usar uma aplicação para o efeito, existem algumas na Play Store, recomendamos o “SD Insight”.

sd-insight-sd-card-test

Esta aplicação é grátis e consegue dar-nos alguns detalhes sobre o no cartão. Os microSD reais devem ter bastantes informações sobre os mesmos, incluindo o fabricante. Os contrafeitos por outro lado não vão mostrar o fabricante.

Enquanto o SD Insight nos pode ajudar, por vezes também pode não ser capaz de analisar o cartão.

Se assim for, recomenda-se então uma verificação manual, mais demorada mas que também pode confirmar se realmente o cartão é original. Assim sendo, se tiver um cartão que alega ter 64GB por exemplo, é tentar encher o mesmo ao máximo e depois verificar se realmente os dados estão no cartão e não ficaram corrompidos. O melhor a fazer se der erros é não usar esse cartão, pois cada vez mais os nossos dados são importantes e corre o risco de os perder para sempre.

 

“SD Insight” basta fazer o download do mesmo.

google_play-1