Um link para um site chamado crashsafari.com, pode “crashar” o teu smartphone!

Link pode "crashar" o teu smartphone
Link pode “crashar” o teu smartphone

Desde já peço a todos os leitores da Droidlab para não abrirem este endeço.

Este link, como certamente estaria à espera, não se trata de um vírus! Trata-se da actualização da função history.pushState do JavaScriptAntes, que actualiza a barra de endereços das aplicações para apenas uma página. O link aponta assim para uma página pré-concebida que gera um erro, que consegue “crashar” o navegador, fazendo assim que o utilizador tenha de reiniciar o sistema operativo.

Para este erro ser gerado, apenas são precisas quatro linhas de código! Mas o que acontece para conseguir parar o sistema operativo?! No momento em que acede à pagina, são gerados milhares de caracteres por segundo na barra de endereços, o que vai sobrecarregar a memória do equipamento e fazê-lo parar… só vai conseguir sair desta situação reiniciando!

Este link está a circular de forma camuflada, sob um endereço mais curto, para que assim os utilizadores não consigam facilmente perceber o seu conteúdo e acabarem por o abrir.

Utilizadores da versão mais recente do Android (6.0 Marshmallow), conseguem contornar esta situação apenas fechando o browser, sem ser necessário reiniciar.

Apesar de não danificar o seu sistema operativo ou o equipamento em si, este erro pode bem ser evitado… tenha sempre muita atenção e apenas abra os endereços em que confia!