Cuidado com estas aplicações!

Os utilizadores da plataforma Android precisam de estar bem atentos… Segundo a PSafe, identificaram na última quinta-feira, dia 13 de Julho, oito aplicações maliciosas dentro da Play Store da gigante Google, sendo que mais de 120 mil smartphones podem ter sido infectados.

As aplicações em questão são o “Call Recorder”, “HDR Wallpapers”, “Girls HD”, “Girls Collection”, “Wallpapers HD+”, “SmartRingtones Lite”, “Light Booster Cleaner” e o “QR Reader & Generator”.

Segundo esta empresa de segurança, depois da aplicação ser instalada, o vírus permanece inactivo até o smartphone ser reiniciado. É então aqui que um código malicioso é iniciado e cerca de 15 minutos depois, começa a monitorizar a existência de conexões Wi-Fi.

Assim, com uma rede de internet activa, o vírus completa o seu ciclo de instalação e liga-se
de imediato a um servidor remoto para receber comandos e fornecer informações do smartphone infectado, tais como, modelo do equipamento e operadora (entre outros). É de realçar ainda que também conseguem “roubar” do equipamento, o histórico de chamadas e mensagens (recebidas e enviadas), efectuar ligações, instalar novas aplicações além de ter acesso a comandos específicos para roubar fotos do utilizador!

Como nunca é de mais relembrar… “Mesmo as lojas oficiais de aplicações não estão 100% imunes à acção de hackers, podendo serem estas, alvos de ataques. Por isso, é fundamental que o utilizador esteja sempre atento às permissões de acesso que concede”, explica Emílio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

Para além desta recomendação, também é importante que o utilizador tenha um antivírus instalado e actualizado no seu smartphone.

E tu, estás atento?