CREO é uma startup Indiana, baseada em Bangalore, que quer entrar activamente no mercado dos flagships Android e, para isso, apresentou no passado 13 de Abril o seu primeiro smartphone, o Mark 1, que tem como lema principal, a promessa de novas funcionalidades de software todos os meses.

CREO Mark 1 - Community Inclusive Update System

O dual-SIM Mark 1 apresenta-se com um display de 5.5-polegadas quad HD e corre o layer Fuel OS da marca em cima do Android 5.1.

No seu interior vamos encontrar um processador octa-core Helio X10, com uma velocidade de 1.95GHz emparelhado com 3GB deRAM e 32GB de memória interna. Podemos adicionar até 128GB mais com um cartão microSD.

CREO Mark 1 - Under the Hood

A bateria de 3,100mAh suporta quick charging o que nos permite ter cerca de duas horas de conversação com uma simples carga de 10 minutos.

Relativamente à captura de imagens, o Mark 1 suporta uma câmera de 21 megapixeis traseira com resolução de até 4K para video bem como gravação em slow-motion até 120fps em full HD.

CREO Mark 1 - Slo-MoExiste ainda uma câmera de 8-megapixeis para as selfies e funcionalidade 3D que exporta imagens animadas para GIFs. Tudo isto vem acomodado numa “embalagem” de 190g com apenas uma côr, Gun-Metal, que pode ser personalizada com um nome ou mensagem gravados a laser, no rebordo lateral.

O Fuel OS é uma versão base do interface Android que adiciona algumas funcionalidades bastante interessantes, algumas sugeridas pelos utilizadores. Por exemplo, o assistente Sense pode ser chamado ao clicar duas vezes no botão home para procurar o que quer que entenda no smartphone, desde aplicações a contactos.

A funcionalidade Retriever foi desenhada para encontrar o smartphone em caso de roubo. Quando um novo SIM é inserido, a aplicação automaticamente envia um email para o proprietário, informando-o do número de telefone, bem como da sua localização – tudo sem a utilização de internet.

Como “manchete” principal, a marca informa que irá oferecer novas funcionalidades regularmente, som o lema “um novo smartphone cada mês”. Já em Maio, o Mark 1 irá receber uma nova ferramenta de edição de fotos, bem como um fullscreen flash para as selfies.

At CREO, we’re committed to #MakeBetter Android. And because we want to leave no stone unturned, we’re building both, the Operating System and the smartphone. With our OS we’ll send you relevant updates that shall keep your phone running just as new as the first time you held it. And not just that, we’ll also ship a big new feature with every update.
You shall be our companion on this journey to build a smartphone with a smart OS, that you truly deserve.

O CREO Mark 1 está à venda por 300 dólares no Flipkart bem como no website da marca.

Será interessante ver se a CREO vai conseguir bater-se com outros flagships do mercado, como o OnePlus 2 ou o Moto X (muito populares na India). Para já vem com armas poderosas, o preço mais baixo e os updates regulares. Esperemos que chegue ao nosso mercado em breve, pois será uma das possíveis escolhas para quem gosta de tecnologia!

Especificações:

Sem títuloSem título2