CortanaHeroPara quem tem Windows Phone a partir do 8.1, isto já não é novidade nenhuma, mas para Android…

Há uns meses atrás, tive a oportunidade de experimentar o Cortana, na sua versão Beta. Achei piada e tive-o ( “a”?) instalado(a) uns tempos, usando regularmente para lembretes e afins. Claro que foi pela experiência de ter um assistente pessoal tipo secretária, mesmo como um patrão. 😉 Mas, como tudo, a novidade passa e o facto de de qualquer forma ter de estar a “ligar” a Cortana e depois fazer o que queria ou manter a App sempre a funcionar, levou-me a desinstalar. Uma pena tê-lo feito.

Entrou em funcionamento uma nova fase de Beta da App, onde além de alguns tweaks em termos de performance, destaca-se a inclusão da função “Hey Cortana”, que muito à semelhança do “OK, Google”, activa a aplicação. Certo que o ecran tem de estar desbloqueado ou activo para funcionar, mas daria muito jeito para evitar as malfadadas multas de telemóvel ao conduzir.

Infelizmente só está disponível no mercado americano, sendo que nem sequer aparece nas nossas PlayStore (pelo menos a mim), mesmo tendo feito parte do Beta anterior.

Esperemos que abram o Beta ao resto do Mundo, que com esta nova função, creio que já terá “pernas para andar”… E sozinha…