A Qualcomm Technologies não é nenhuma estranha no que diz respeito às inovações nos sistemas de câmeras de smartphones, uma vez que as suas soluções já são utilizadas em alguns produtos com sistemas de duas câmeras. A sua ultima inovação chama-se Qualcomm Clear Sight, baseada no Qualcomm Spectra ISP (Image Signal Processor), desenvolvida nos seus laboratórios.

Os resultados são surpreendentes, uma vez que esta tecnologia foi criada para replicar os atributos do olho humano. O Clear Sight foi desenvolvido para dar mais nitidez ás fotos, um melhor espectro de cores e menos ruído em ambientes com pouca luz.

qualcomm-snapdragon-clearsight-1

O olho humano é uma boa analogia, porque contém células chamadas de “cones” e “rods.” Os cones são óptimos a capturar cor, mas necessitam de ambientes bem iluminados, enquanto que os  rods melhoram a captura em ambientes com pouca luz, mas não captam tanta cor. O Clear Sight foi desenhado para imitar os cones e os rods para dar o melhor de dois mundos, produzir imagens com um óptimo contraste e brilho.

O Clear Sight usa duas câmeras, cada uma com as suas lentes e sensor de imagem. Como os nossos olhos, estas lentes têm a mesma distancia de focagem. No entanto cada câmera tem um sensor de imagem diferente: uma com sensor de cor (como os cones), e outra com um sensor de preto e branco (que pode absorver mais luz, imitando os rods).

Tecnicamente os sensores são iguais, excepto num único aspecto: o sensor de preto e branco não tem o filtro de cor. Sem ele, o sensor é incapaz de registar cores, mas a capacidade de registar a luz aumenta em 3X. Isto torna-se especialmente interessante em ambientes com pouca luz.

Sem o filtro de cor, estas fotos a preto e branco tem um melhor contraste, em com pouca luz conseguem imagens com menos ruído e mais nitidez. Quando a cor do outro sensor é misturada, o resultado são imagens fantásticas. Isto é o Clear Sight.

A tecnologia Clear Sight é suportada pelos processadores Qualcomm Snapdragon 820 e 821. Estes processadores Snapdragon integram uma tecnologia especifica dedicada às câmeras, ou ISP, que se chama Qualcomm Spectra.

Qualcomm Spectra foi desenvolvido para juntar e rapidamente processar os dados das duas câmeras para criar fotos incrivelmente detalhadas, mesmo com pouca luz, usando um algoritmo especifico.

O Clear Sight é um único e completamente integrado módulo de hardware com duas câmeras que já está a revolucionar a forma como vamos utilizar as câmeras dos nossos smartphones daqui para a frente. Esta tecnologia já pode ser vista no novo Mi5S Plus, apresentado hoje.

Aqui ficam algumas das imagens capturadas com o novo flagship da Xiaomi: