Não, não estamos a falar de um Championship Manager. É o novo CyanogenMod 13 com base no Android Marshmallow.

Na recente Big Android BBQ, o “mestre”da CyanogenMod Steve Kondik, deixou no ar a possibilidade de haver já o CM13 para o Natal, dado o avançado estado do desenvolvimento do OS. Ou até avançadíssimo, dado que só era esperado (rumores) para inicio a meados do Q1 do próximo ano.

 

Supõe-se  desde já a introdução do mesmo nos  OnePlus One, Lg G4,Lg G2, Moto G, Nexus 5 (e 5X) e Nexus 6Claro que deverão estar na calha mais alguns modelos, mas essa foi a outra “bomba” que Kondik deixou.cm13_marshmallow-752x439

Não o fez com as letras todas, mas depois de dar conta dos avanços no aumento de performance em equipamentos de baixo custo, deixou antever a possibilidade de um equipamento de baixo/médio custo com performances de invejar (tipo aquele vídeo do Fiat Uno Turbo Ie a dar uma coça num Subaru Impreza).

Será este o caminho para a CyanogenMod entrar no mercado de baixo/médio custo? Kondik contou que, por desafio a sua equipa, compraram um modelo na linha de 75$ (sim, 75 DOLLARS americanos) e começaram a fazer os seus tweaks de sistema, tendo encontrado vastas quantidades de bloatware que travariam muita da performance possível. Disse mesmo que a quantidade de bloatware que têm encontrado nas gamas baixas e media/baixa são até superiores às gamas mais altas. Há portanto, logo à partida uma possibilidade muito grande de melhoramento nestas gamas, coisa que a CyanogenMod quer demonstrar e possivelmente cativar em termos de “clientes”.

Boas noticias, portanto para quem é apreciador do trabalho destes senhores… Creio que irei estar atento a isto. 😉