Bateria cinco vezes mais duradoura!

Poderá surgir muito em breve uma bateria, cinco vezes mais duradoura!

Um estudo publicado pela Nature na semana passada, “apresentou” um novo formato de baterias… baterias de “lítio-oxigénio“! Esta nova tecnologia, vem substituir as anteriores (e agora actuais) baterias de íon-lítio e que apresenta uma bateria capaz de ter uma autonomia cinco vezes maior que as actuais que usamos nos nossos Android‘s (por exemplo).

Mas como será esta bateria? Segundo a informação divulgada esta bateria irá ser baseada em superóxido de lítio (fórmula LiO2), o que irá traduzir uma maior densidade energética. No entanto, nem tudo é simples, pois esta propriedade já havia sido alvo de estudo, mas como se trata de um composto bastante instável, ainda não foi criado qualquer protótipo. Como é instável, o superóxido de lítio torna-se em peróxido de lítio (Li2O2), o que por sua vez, “isola” os pólos da bateria e impede que funcione. Mas a novidade é que neste momento, existe um estudo assinado por 19 autores, que sugere um novo método de estabilizar o superóxido de lítio usando um cátodo de base grafeno, o que assim impede que o LiOse torne em Li2O2 e assim permite que a bateria funcione.  

Assim, com este resultado, poderiam ser criadas novas baterias mais duradouras, que seriam muito benéficas na evolução de smartphones, tablets, portáteis…

Dava-me muito jeito que a minha bateria e a ti?