Todos nós temos diferentes opiniões sobre a maioria dos temas e, o Sistema Operativo do nosso smartphone não é excepção! O Android da Goolge e o iOS da Apple (Android vs iOS) são os mais usados actualmente, ambos são excelentes no que fazem, conseguem quase tudo e têm muitos fãs leais.

Como em todas as comparações, ambos os SO vão ser melhor que o rival em algumas coisas, no entanto, neste artigo vamos mostrar aquilo em que o Android consegue ser muito superior ao iOS.

Android-versus-iOSPersonalização

O Android é de longe mais “personalizavel” que o iOS, não tem apenas personalizações em termos de software software, mas também liberdade na escolha do hardware que o cliente quer adquirir.

Em termos de software, o Android usa a Google Play Store, que está cheia de aplicações capazes de fazer uma imensidão de coisas, entre elas, aplicações que podem mudar completamente o Interface do Utilizador, os comuns “Launchers”. Basta testar alguns dos disponíveis e mudar o aspecto do teu Android!

google-play-vs-apple-app-store_AndroidHeadlines_FullyC_001Escolhas

Não é segredo que os dispositivos iOS têm todos os mesmo design básico. É claro que todos eles têm algumas diferenças, mas para o utilizador Android todos eles parecem iguais.  Por outro lado, os utilizadores Android têm uma variedade enorme de hardware à sua disposição, não importa se o orçamento é de 100 ou 900, vão sempre encontrar algum produto que consiga cumprir com as necessidades do utilizador.

Existem smartphones de luxo, outros muito mais baratos, uns mais, outros menos poderosos. Há smartphones com uma câmera que pode rodar e servir de câmera frontal e traseira, outros com duas câmeras, outros com duas ou até 4 câmeras traseiras (Project Tango) para poderem captar imagens em 3D… Enfim, aquilo que o utilizador quiser!

Liberdade para instalar

No que diz respeito à liberdade instalar o que quiser no aparelho, o Android dá todas as cartas logo no inicio. Não é necessário fazer jailbreak no Android porque existe essa opção nas definições que permitem isso.

Não há a necessidade de “hackear” a segurança do dispositivo para instalar aplicações de terceiros, simplesmente basta permitir que essas aplicações sejam instaladas em definições > Segurança e permitir Fontes desconhecidas. E pronto, agora é possível instalar aplicações fora da Google Play Store.

image3

Liberdade para “hackear”

Já alguma vez ficaram sem memória nos produtos iOS? Provavelmente também já aconteceu nos produtos Android. Mas no que diz respeito a tirar partido ou ultrapassar os limites de toda a capacidade, o Android dá completa liberdade.

As Custom ROMs são, geralmente, capazes de fazer muito mais que as ROMs de origem, é claro que existem sempre riscos mas na maioria dos casos as Custom ROMs removem todas as limitações, dando nova vida aos dispositivos Android. Os mais cépticos dirão que o jailbreak fará a mesmas coisa, nós dizemos: Não, não é o mesmo!

Familiarização e mais barato

Existem centenas de produtos Android no mercado, todos os dias encontramos um amigo ou familiar com algum destes dispositivo. Claro que o iOS também é comum, talvez mais comum numas partes do globo que noutras, mas o Android é simplesmente o mais abundante, muito por culpa do seu relativamente baixo custo. A maioria dos produtos Android é mais barata que os iOS.

f1e2b2c9255d552500a833ac828cd635-android-vs-ios-clash-of-the-operating-systems

Apesar da sua fragmentação, o mercado dos produtos Android (e o próprio SO) é o que mais tem evoluído. Reconhecimento de gestos e faciais, sistemas à prova de agua, capacidade de processamento… Basta verificar que o recente iOS 10 tem algumas novidades que já não são novidade em alguns produtos Android!

E a tua opinião? Deixa-a nos coentários!