No meio de uma série de mudanças para os developers de aplicações Android, a Google anunciou que os utilizadores vão, em breve, poder ver uma opção para poder fazer “test drive” a aplicações e jogos, directamente do Google Search.

Google-logo-2015-G-icon

Esta é uma expansão ao anteriormente conhecido “Stream” da Google, anunciado em meados de Novembro de 2015.

Quando este serviço é activado pelos developers e nos servidores da Google, será possível ao utilizador googlar por “Panda Pop”, por exemplo, e irá aparecer um botão “Try Now”. Quando pressionado, será possível testar a aplicação/jogo e, caso interesse, instalar directamente do Google Play.

image02

A Google afirma que o utilizador poderá testar a aplicação por cerca de 10 minutos. Esta ferramenta irá ser útil também para as empresas e developers, uma vez que lhes dará alguns dados da aceitação ou não da aplicação, criando também uma base de dados importante para poder “sugerir” as aplicações que o utilizador mais gosta, como já vai acontecendo actualmente.

A Google adicionou também mais novidades para os developers, como novas API’s de gravação de video, estatísticas previsionais, parâmetros de gestão e muito mais, tudo direccionado para o desenvolvimento de jogos.

A função de “Test Drive” irá estar disponível nas próximas semanas, por isso, não se esqueçam de ir verificando as novidades no Google Search