O que é que define uma TV Box Android?

ANDROID-2.2-MEDIA-PLAYER-BOX_21

Não há nenhuma definição pura do que um dispositivo Android deve fazer para ser considerada uma “caixa de TV.” O termo não é oficial e é usado por uma razão simples: os dispositivos são na forma de uma pequena caixa.

Uma vez que a categoria não tem um padrão, o hardware pode ser qualquer coisa compatível com Android, mas a maioria dos produtos usam processadores ARM  baseados em Cortex A9.androidtvbox2

O GPU mais frequente é o Mali 400, um GPU padrão ARM para acompanhar os seus núcleos Cortex. Embora já antigos, estes podem lidar com vídeo 1080p sem muita dificuldade, e pode descodificar uma grande variedade de formatos de vídeo.

A maioria dos dispositivos possuem 1 GB de RAM e entre 4 e 8 GB de armazenamento ROM, o que não dá para guardar muita informação no próprio dispositivo, mas que podem ser expandidos.

Google-android-tv

Estes produtos tendem a correr Android 4.2/4.4 e alguns anunciam-se com termos populares como “Google TV” ou “XBMC” o que é enganador, uma vez que  Google TV é uma plataforma de televisão inteligente separado do Android, e o XBMC/Kodi não é mais do que um software muito utilizado nestes dispositivos.

O que torna uma Android TV Box diferente de um Android Mini-PC?

Basicamente, nada…

Caixas de TV Android usam normalmente o mesmo hardware dos pequenos USB sticks Mini-PC. E como se isso não fosse suficiente para confundi-los, alguns sticks mini-PC chamam-se TV Box Google, mesmo que  não sejam capazes de executar Google TV.

androidboxvsstick

De um modo geral, as TV Boxes são mais caras e mais poderosas do que os sticks USB. Embora ambos tendam a usar núcleos Cortex A9, as boxes são geralmente quad-core, enquanto a maioria dos sticks USB têm dois núcleos. As Boxes também têm mais ROM e incluem opções de saída de vídeo adicionais.

A diferença mais importante não é a própria caixa, mas os periféricos. As boxes normalmente têm mil e uma saidas e tipos de conectividade: HDMI, AV, Bluetooth, Ethernet, S-Video…etc., para além dos comandos, rato e teclados opcionais que a elas podem ser ligados. Os sticks USB são muito mais limitados.

O que pode um TV Box Android fazer?

A maioria destes produtos têm acesso aos mesmos aplicativos e funções encontradas em qualquer outro dispositivo Android. Podem executar aplicativos Android, incluindo navegador web e jogos.

Há muitas maneiras de ser criativo com uma TV Box Android. Podemos jogar jogos para Android na televisão com um gamepad, pode instalar-se software de multimédia como o XBMC/Kodi, ou instalar um software de streaming à escolha como o Netflix, e mesmo navegar na internet com um teclado e/ou touchpad wireless.

Android_TV_Google_HD_Internet_TV_Box_S5PV210_Google_TV

O mercado dos dispositivos Android de baixo custo está a crescer exponencialmente, mas devemos ter em atenção quando nos lançarmos na compra de uma Tv Box Android e ter o cuidado de estarmos informados acerca daquilo que existe no mercado e, sobretudo dos preços de referência.

Aqui na Droidlab.pt vamos tentar ajudar a esclarecer algumas dúvidas e, sempre que possível, apresentar algumas análises do hardware existente no mercado. Muito importante é também a vossa opinião em relação a este tipo de hardware e pontos de vista pessoais sobre as vossas experiências com este tipo de dispositivos.

Ficamos à espera das vossas opiniões.