Será que a nova versão do Android, a N, virá sem uma funcionalidade bem conhecida?

Pois é, a gaveta de aplicações, é uma das características mais marcantes deste sistema operativo… e parece ter os dias contado.

Pensa-se deste modo, visto que este recurso, ficou opcional no novo smartphone da Samsung, o Galaxy S7. E como sabemos, a Samsung representa uma grande parte do mercado Android.

android_n_!

Ao usarmos o Galaxy S7, reparamos que, todas as aplicações que se instalam, vão directas para o ecrã principal, tal como acontece no iOS, sendo que o ícone responsável pela abertura desta gaveta, desaparece e dá ao utilizador, opção para escolher outra funcionalidade.

Tal como o exemplo da Samsung, a LG também tomou o mesmo caminho… o LG G5 também já não conta com esta gaveta! E quanto a empresas Chinesas como a Huawei ou a Xiaomi, já à algum tempo que não usam esta funcionalidade.

Para quem gosta de ter tudo arrumado e sem muitos ícones no ecrã principal, isto são más notícias… pois existem rumores que indicam que o Android N será apresentada já no final deste ano, sendo que assim, irá acabar definitivamente com esta funcionalidade.

android_n

A Google quer assim acabar com esta funcionalidade, justificando que este recurso, acaba por confundir os utilizadores menos aptos ou com menos proximidade com o sistema operativo… Por isso, depois da utilização massiva do Android N, será muito difícil encontrar alguma empresa que continue a apostar neste recurso.

Será que esta será a melhor opção? A Samsung e a LG ainda trazem a opção para voltar a activar esta gaveta… Nos outro fabricantes, podemos sempre instalar uma nova Launcher

E se o Android N não trouxer nenhuma destas opções? Vai sentir falta?