Conforme o prometido, a Google disponibilizou em agosto a terceira versão do Android M para Developers e tendo em consideração que realmente está muito aproximada da versão final, já anunciou o nome e o número da mesma. O novo firmware já está disponível para download para o Nexus 5, Nexus 6, Nexus 9 e Nexus Player e deve chegar aos demais utilizadores no último trimestre do ano.

Destacamos alguns pontos que achamos importantes nesta atualização e aproveitamos para recordar ou divulgar, para quem não conhece ainda, a história e evolução do Android.

  • O Android M tem um novo esquema de gestão de energia chamado “Doze” que reduz
    o nível de atividade de aplicação de fundo quando o dispositivo determina que ele não está a ser ativamente tratada pelo seu utilizador. De acordo com a Google, duplica a vida da bateria do dispositivo.
  • Introduz ainda uma opção para redefinir todas as configurações de rede, disponível pela primeira vez em Android, que limpa as configurações relacionadas à rede para Wi-Fi, Bluetooth e conexão do equipamento.
  • Oferece suporte nativo para reconhecimento de impressões digitais, permitindo o uso das mesmas para desbloquear dispositivos de autenticação.
  • Suporta USB Tipo-C, incluindo a capacidade de instruir dispositivos para carregar outro dispositivo por USB.
  • Marshmallow introduz também “links verificados ou App Links” que podem ser configurados para abrir diretamente a aplicação pretendida.