A Google anunciou o Android 7.1 Nougat juntamente com a apresentação dos smartphones Pixel. Trata-se de um versão incremental do Android 7.0, que lhe adiciona novas funcionalidades, correcção de bugs e novas API’s.

Neste momento, o Android 7.1 apenas esta disponível para os telefones Pixel. A “Developer Preview” estará disponível via Android Beta Program antes do final de Outubro. O Nexus 5X, Nexus 6P, e o Pixel C serão os primeiros a ter acesso através do Programa Beta da Google. Assim que a versão final do Android 7.1 estiver pronta, que deve acontecer em Dezembro, o Nexus 6, Nexus 9, e os dispositivos suportados Android One também terão acesso. Claro que, caso exista uma versão estável durante o processo, o Pixel e o Pixel XL também farão parte do update.

E quanto ao resto do mundo Android, quando vão ver o Android 7.1? A Google afirma que está a trabalhar “de perto” com outros construtores, no sentido de disponibilizar a nova versão do sistema operativo

Mas o que há de novo no Android 7.1? Veremos novos “atalhos para aplicações” como ícones circulares (como nos Pixels), suporte para teclado com imagens, e muito mais. TA lista completa de alterações pode ser consultada aqui.

Image keyboard support on Nexus 6P

Image keyboard support: Permite aos utilizadores inserirem imagens directamente do teclado.

App shortcuts on Nexus 6P

App shortcuts: Usa atalhos que permitem ao utilizador efectuar acções chave, permitindo uma melhor interacção com a aplicação.