Depois da apresentação do iPhone 7 e da variante iPhone 7 Plus, a impressão que todos temos é a de que a Apple conseguiu reunir, num só aparelho, tudo o que existe de melhor nos dispositivos com Android. Contudo, encontrar um dispositivo com todas as especificações e recursos do iPhone 7 Plus, mas que corre Android, foi difícil, mas não impossível.

Antes de continuar com este comparativo,  é preciso dizer que na lista de smartphones Android que competem directamente com o iPhone 7 Plus estão o Galaxy Note 7, mas sem a qualidade de áudio estéreo; o Moto Z, mas sem a resistência à água; o Zenfone 3 Deluxe, mas também sem qualidade de áudio estéreo. Aliás, poderíamos continuar citando dispositivos, como o Galaxy S7 e outros mais, mas vamos ao que fez escrever este artigo, o Sony Xperia XZ.

Todos os anos a Sony é criticada por tornar o valor de mercado dos seus smartphones cada vez menor, pois de seis em seis meses sai um novo Xperia. Isso não é necessariamente bom, pois se ja teve algum smartphone da Sony, sabe muito bem como é ter um aparelho que perde a sua aura de novidade num prazo menor que os de outras fabricantes. Contudo, a Sony ainda é a fabricante que reúne o melhor num só aparelho; depois, aparentemente, temos a Apple.

AndroidPIT Sony XZ X compact 7222

Deixando de lado diferenças de software, bem como algumas especificações que a Apple nunca revela no dia do lançamento dos novos iPhones – como capacidade de bateria e memória RAM, das quais com certeza o dispositivo da Sony ficará acima – vamos focar este comparativo em alguns pontos da apresentação da Apple.

iPhone 7 Plus vs Xperia XZ – Lightning vs USB Type-C

O Xperia XZ oferece o padrão Type-C que, muito provavelmente estará em todos os aparelhos lançados em 2017. A Apple afirma que o slot Lightning está presente em 900 milhões de dispositivos em todo o mundo, por causa disso, manteve o padrão no iPhone 7 Plus. Contudo, especialmente na Europa, o padrão Type-C já esta a ser adoptado quase de forma obrigatória entre os fabricantes..

Desta forma, apesar do padrão Lightning ser ainda um dos mais vantajosos da categoria devido ao seu tamanho (não potência), muito provavelmente a patente é da Apple e não acreditamos que a empresa de Cupertino venha a compartilhar tal padrão com as demais OEMs. Logo, caso apenas um padrão venha a ser adoptado mundialmente, o Type-C possui muito mais adeptos e o Xperia XZ está em vantagem.

AndroidPIT Sony XZ X compact 7258

iPhone 7 Plus vs Xperia XZ – Alti-falantes estéreo

Neste ponto, desde o lançamento do Xperia Z2, a Sony é rainha. Os dispositivos da fabricante, mesmo as versões compactas, trazem esta característica e a qualidade melhora de versão para versão. Neste ano, temos o primeiro iPhone com qualidade de áudio estéreo – assim como a Sony, optou-se por usar o speaker para chamadas como a segunda fonte de áudio.

iPhone 7 Plus vs Xperia XZ – Resistência à água e à poeira

Aqui, a Sony faz escola desde 2013, com o anúncio do Xperia Z, por exemplo. Com o Xperia XZ não é diferente: o modelo continua a evoluir no que diz respeito a este assunto e a marca foi a primeira  obter as certificações IP67 e IP68.

iPhone 7 Plus vs Xperia XZ – Câmera

AndroidPIT Sony XZ camera 7269

O sensor da câmera do Xperia ZX não é duplo, mas no universo do Android já sabemos que dual-camera não é algo necessariamente efectivo

Se acederem ao site DxOMark e, nas primeiras posições, muito longe dos iPhones, não existir um flagship da Sony, de certeza de que algo está errado. A Sony é reconhecida mundialmente pela qualidade das suas câmeras e, apesar de ainda não termos nem o Xperia XZ ou o iPhone 7 Plus avaliados neste que é um dos maiores sites de teste de câmeras em dispositivos móveis do mundo, de uma coisa podemos estar certo: o XZ estará entre os primeiros.

iPhone 7 Plus vs Xperia XZ – Armazenamento interno

Finalmente, a Apple resolveu deixar cair a variante de 16GB de armazenamento interno e o iPhone 7 Plus chega ao mercado com um mínimo de 32GB. Basta dizer aqui que o Xperia XZ vem com a mesma capacidade e com o “extra” de uso do cartão microSD.

Por fim, apesar de parecer que o iPhone 7 e a sua variante Plus trazem o que melhor existe no universo Android em apenas um smartphone,  isso não é necessariamente verdade. A Sony vem fazendo isso há algum tempo, mas o problema é que tais características em um modelo da fabricante japonesa passam despercebidas depois de tantos lançamentos. Já com o novo iPhone, tudo parece novidade, pois na realidade, para a Apple é mesmo!