Tal como referido anteriormente na revista, num artigo do nosso autor André Taveira, vimos agora reforçar os rumores  que a Google já está com a versão 6.1 em desenvolvimento e que a mesma vai chegar em 2016. No entanto , ao contrário do esperado e de acordo com o site Android Geeks, a próxima grande atualização apenas será disponibilizada em junho, durante o evento Google I/O 2016.

android 6

Também foi informado que a Google manterá o nome Marshmallow, algo esperado. No entanto, há alguns detalhes que entram em conflito com informações anteriores. De acordo com a fonte, uma das grandes novidades do Android 6.1 será o recurso ao ecrã dividido. Porém, este detalhe foi divulgado pela equipa do tablet Pixel C ao informar que o recurso chegaria apenas com o Android N.

Além disso, o pessoal do Android Geeks alega que a Google está a trabalhar num novo sistema de permissões. A empresa estreou a novidade no JellyBean, que acabou sendo removida no KitKat e Lollipop, voltando apenas no Marshmallow. No entanto, algumas aplicações estão a aproveitar esta característica para sobrepor as diretrizes gerais do sistema, o que pode comprometer a segurança das informações do utilizador. Com o Android 6.1,  a Google pretende deixar o controle mais restritivo, para impedir que os utilizadores mais distraídos dêem permissões para qualquer app de terceiros.

primeiro-dia-google-ioSe o Android 6.1 vier apenas em junho, então teremos uma política de lançamentos diferentes do ano passado, onde a Google revelou a versão beta do Marshmallow no evento Google I/O 2015, que ganhou sua versão final apenas em outubro com o lançamento dos novos Nexus – o mesmo aconteceu no ano anterior com o Lollipop. Assim, era esperado vermos o anúncio do Android N em junho com a versão final chegando no final do ano.

De qualquer forma, pode ser que a empresa faça as duas coisas durante o Google I/O 2016!