O Facebook anunciou uma nova funcionalidade para a sua aplicação Messenger no Android, onde os utilizadores poderão enviar e receber SMS directamente da mesma. Esta última actualização da aplicação, deixa bem claro que o Facebook pretende que o Messenger seja o centro de mensagens por defeito no sistema operativo.

Esta integração com o Facebook Messenger promete também uma experiência de SMS mais rica, com a capacidade de enviar clips de voz, stickers, etc.

O Vice-Presidente David Marcus confirmou o anuncio na sua página. Escreveu, “Muitas das aplicações de texting do Android não acompanham a evolução das mensagens, por isso pensamos que tínhamos de fazer com que o Messenger fosse o melhor cliente SMS para Android. Resultado disso, para além de ter uma aplicação completamente integrada para todas as mensagens, será agora possível enviar clips de voz, stickers, e até partilhar a localização por SMS, para além das funcionalidades normais.”

facebook-messenger-sms-press-2
Nas definições do Messenger, existirá uma opção para integrar a aplicação de SMS com o Messenger. Afirmou ainda David Marcus, que o update será disponibilizado ainda hoje na maioria dos países e para um grande número de utilizadores.

O Facebook Messenger tem mais de um bilião de downloads na Google Play Store, sendo uma ferramenta transversal a todos os sistemas operativos moveis. Pelo que tem vindo a público, os planos do Facebook são o de retirar o chat das aplicações padrão, obrigando os utilizadores a fazer o download do Messenger.

Facebook-Messenger-930x692

A nova possibilidade de usar SMS é um claro confirmar por parte da Facebook em querer dominar as mensagens. O Facebook ainda tem o WhatsApp, com mais de um bilião de utilizadores também, e combinado com o Messenger, tornam a rede social na maior rede de mensagens do mundo.

É claro que a integração dos SMS no Facebook Messenger vai aumentar as preocupações de privacidade de alguns utilizadores. O Facebook dá também a possibilidade de desactivar essa integração sempre que o utilizador quiser..

E tu, vais usar esta integração no futuro?.