Um novo update do SO Android é um poço de possibilidades – aumento da duração da bateria, novas aplicações, novas funcionalidades?! Mas a questão mais importante para os utilizadores é quando será possível fazer o update e, a menos que esteja a usar um produto da linha Nexus, a questão pode ser de difícil resposta.

O que é o Marshmallow?

O Marshmallow é a versão 6.0 do sistema operativo Android, que adiciona novas funcionalidades de segurança, ícones e menus redesenhados e mais coloridos e um sistema inteligente de poupança de bateria quando o smartphone não está a ser utilizado. Acima de tudo, o Marshmallow é um update importantíssimo do SO, que os utilizadores da gama Nexus já estão a usufruir à cerca de 4 meses.

Marshmallow-OS-590x350

Porque uma espera tão longa?

Embora a Google tenha a sua linha de hardware (NEXUS), o foco da empresa é o software, que inclui o sistema operativo Android e que é um SO que corre em centenas de dispositivos. Um vasto leque de marcas, onde se incluem fabricantes como a Samsung, LG, Motorola,  HTC,… usam Android em quase todos os seus smartphones, desde os mais baratos aos mais caros.

Sempre que a Google anuncia uma nova versão do Android, os fabricantes começam um longo processo de adaptação do SO, para que este funcione em todos os seus produtos.

Quais os produtos que podem ser arruinados? – Em primeiro lugar, as marcas precisam de verificar em que produtos o sistema operativo vai funcionar. Com os novos produtos, é certo que tudo funcione, mas quando se deparam com modelos mais antigos ou menos poderosos, a questão da compatibilidade começa a ficar mais complicada.

Sempre que a Google desenvolve um novo SO, está a pedir mais desempenho do hardware do smartphone. Adicionar novas funções a um telemóvel antigo pode afectar negativamente o desempenho do mesmo porque o processador poderá não aguentar a necessidade de processamento.

Desenvolver o Sense e o TouchWiz – Logo a seguir na lista de alterações para o update está o layout que cada marca adopta nos seus produtos.

Quem já mudou de HTC para Sony ou LG para Samsung certamente notou que os icones e definições são um pouco diferentes entre eles. Essas diferenças existem porque as marcas tentam colocar a sua marca nos produtos que comercializam, deixando-os com um layout único. Esse layout tem nomes como o Sense na HTC ou o TouchWiz na Samsung.

Ter o ultimo update do Android em conjunto com esse layout necessita de muito trabalho para que tudo funcione em harmonia.

Testes, testes e mais testes – Um novo update não servirá de nada se arruinar o smartphone, por isso é necessário uma extensa fase de testes para ter a certeza que isso não acontece.

A loteria dos países – Quando um update está finalmente pronto, ele começa a ser lançado em apenas alguns países seleccionados.

Esta selecção é o teste final à funcionalidade do update. Lançando os updates em paises mais pequenos, os fabricantes e as redes móveis conseguirão identificar mais facilmente algum erro de ultima hora, antes de poderem fazer o lançamento em milhões de smartphones por todo o mundo.

650x328xandroid-system-update-downloaded.png.pagespeed.gp+jp+jw+pj+js+rj+rp+rw+ri+cp+md.ic.jSb_fnHpa6

Algum dia vai ser mais rápido?

A resposta rápida é NÃO!

A linha temporal dos updates do Android foi definida ainda no Ice Cream Sandwich. Mais, com o lançamento de dezenas de novos produtos todos os anos, torna cada vez mais difícil preparar esses mesmos updates para produtos mais antigos. O LG G5 e o Samsung Galaxy S7 anunciados na Mobile World Congress vão sair em Março, já com o Marshmallow 6.0.1. Entretanto, os updates continuam a sair a passo de caracol para as restantes versões.

A Google tem tentado fazer com que os seus updates sejam menos dependentes das diferenças de hardware, o que permitiria que o mesmo corresse em dispositivos mais antigos. Mas esse desejo parece esbarrar nas marcas e nas operadoras de redes, que preferem empurrar o utilizador para os smartphones mais recentes e mais caros.

Se necessitas desesperadamente de ter o SO mais recente o mais rápido possível, então a tua melhor opção é comprar um Google Nexus… Quanto aos outros, vão-se habituando à ideia de esperar, e esperar…

nexus6pnexus5x_big1