android-nApós o recente lançamento do Android 6.0 (Marshmallow), já existem rumores de algumas novidades previstas para o Android 7.0 com o nome de código “N” bem como possíveis titulares para a letra “N”

Começamos pelo nome, o Android 7.0 tem a sigla “N” e fazem-se apostas sobre qual será o nome escolhido para a nova versão do Android. (a lançar em 2016 mas ainda sem data anunciada)
Nutella, Nestlé, Neapolitan Ice Cream, New York Cheesecake, Nougat, Nut Bread, são alguns nomes que estão “em cima da mesa”

10 novas funções que provavelmente vão estar disponíveis no Android “N”

1. Janelas Múltiplas (Multi-window)

Finalmente vamos poder utilizar 2 “apps” ao mesmo tempo e alternar entre as mesmas sem ter de encerrar uma delas.

Multi-window

 

2. Alternância de temas

Uma função que a Google pensou lançar com o “Marshmallow” mas que ficou na “gaveta” e que poderá ser lançada nesta futura versão “N”.

Dark-UI-theme

 

3. Temas personalizáveis

Actualmente existem uma infinidade de aplicações para personalizamos o nosso dispositivo, mas o próprio Android não permite que nós possamos personalizar o nosso tema sem ter de recorrer a uma aplicação externa desde o “Vanilla”. Esperemos que com esta nova versão estas definições estejam novamente disponíveis.

Full-blown-theme-engine

 

4. Menu encerrar

Com esta versão vamos ter um menu encerrar parecido com o do Windows. Vamos poder escolher entre encerrar, reiniciar totalmente o dispositivo, ou apenas reiniciar parcialmente e vamos também poder aceder ao modo de segurança, recuperação e ao “bootloader” sem combinações de teclas.

More-feature-rich-power-menu

 

5. Botões personalizáveis

Vamos poder personalizar os botões de fundo no próprio Android, coisa que actualmente

só estava disponível em alguns dispositivos.

On-screen-button-customization

 

6. Controle do LED de notificação

Outra novidade, como acontece com algumas “apps” que já o permitem fazer nas suas notificações, no Android N vamos poder escolher a cor do LED que pisca quando temos uma notificação por ler.

Notification-LED-control

 

7. Dissociaçao de “apps” através do Play Store

Apesar da Google ter realizado um excelente trabalho com a disponibilização de muitas aplicações na play store,  ainda existem algumas que não são de tão fácil pesquisa, nomeadamente aplicações de contactos e de aplicações para fazer chamadas (Dialer).

Decoupling-all-stock-apps-to-the-Play-Store

 

8. Duplo toque para ligar

Mais uma função que estava prevista ser lançada com o “Marshmallow” e que não foi, consiste em clicar duas vezes no ecrã para “acordarmos” o nosso dispositivo sem recorrer à tecla “Power”.

Double-tap-to-wake

 

9. Mudar de música com os botões de volume

Vai ser possível mudar de música no nosso dispositivo sem ter de o ligar, basta clicar num dos botões de volume.

Skip-audio-tracks-with-volume-rocker

10. Fundos diferentes para o ecrã de bloqueio e ecrã principal

É verdade, vamos poder ter um fundo específico para o ecrã de bloqueio e outro fundo para o ecrã principal. Apesar de alguns “launchers” já incluírem esta função, já não será necessário recorrer a nenhum “launcher” para podermos usufruir desta função.

Different-wallpapers-for-the-lock-and-home-screens